Dezenas de motoristas, empresários e representantes de cooperativas e entidades do setor de transportes estiveram, nesta sexta-feira, 24/10, na audiência pública realizada na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), e clamaram pela liberação da circulação de caminhões do tipo nove eixos, também chamados de rodotrens, em rodovias do Sudoeste, como as PRs 180 (Contorno Norte de Francisco Beltrão), PR-281 (Dois Vizinhos – Realeza) e PR-281 (Dois Vizinhos – São Jorge D’Oeste – São João – Chopinzinho).
“Só no meu município, por exemplo, Dois Vizinhos, são 180 carretas nove eixos. Esse pessoal tem que trabalhar escondido e só pode chegar em casa de madrugada, é inadmissível isso que está acontecendo. Por isso, nós estamos do lado de quem produz, de quem gera riquezas para a nossa região”, assinalou o presidente da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.
Para o setor de transportes, as restrições impostas pela portaria 172/2025, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), têm gerado prejuízos operacionais, logísticos e econômicos para empresas, cooperativas e transportadoras da região. Tais como, aumento do custo de produção e dos fretes, risco de desabastecimento, redução da competitividade regional e aumento no preço final dos alimentos.
“O caminhão até sete eixos, o popular bitrem, tem aí até 37 toneladas de capacidade. Já o rodotrem pode levar até 50 toneladas. Ou seja, praticamente com o mesmo custo, atualmente, estão sendo transportadas 13 toneladas a menos”, pontuou o representante da Cooperativa Beltronense de Transportes (Cooperbel), Jean Presotto.
O representante da Cooperbel, ainda, apresentou um estudo que mostra que os caminhões nove eixos substituem dois ou até três caminhões menores, com uma redução de até 70 mil viagens anuais somente no setor de ração. Os desvios que esse tipo de caminhão precisa fazer geram custos de ate R$ 1.150,00 por viagem. Por exemplo, para ir de Francisco Beltrão até Dois Vizinhos, o caminhão nove eixos precisa desviar até Pato Branco e depois seguir por Itapejara D’Oeste e Verê, o que deixa o trajeto cerca de 80 quilômetros mais longo.
Ao ser perguntado se as rodovias do Sudoeste estão preparadas para os caminhões nove eixos, Jean Presotto afirmou que “o Brasil inteiro não está preparado, porque o transporte evoluiu muito nos últimos anos, a produção cresceu muito e as nossas rodovias são, em sua maioria, de 40, 50 anos atrás. Porém, há rodovias no Paraná em que esse tipo de caminhão é liberado e, principalmente, no Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o que está nos fazendo perder em competitividade para estes estados”.
Para o presidente da Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron destacou que “nós temos que defender aqui no Sudoeste maior produtividade e mais eficiência no transporte. Do que adianta produzirmos mais riquezas se não conseguimos transportar? E, a liberação que nós queremos é algo bem planejado, com a inscrição prévia dos transportadores no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”.
O representante dos motoristas, Adriano Rozanski, de São Jorge D’Oeste, foi enfático ao dizer “nós não somos bandidos. Somos pais de família, queremos e precisamos trabalhar”.
Ao final da audiência pública, o presidente da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, encaminhou pela elaboração de um documento da entidade, assinado pelos 42 prefeitos, e a formação de uma comitiva que irá até Curitiba reivindicar ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a revogação das restrições impostas pela portaria 172/2025, do DER/PR.
A mesa de honra foi formada pelo presidente da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, presidente da Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, deputado federal Vermelho, deputados estaduais Adão Litro e Luís Corti, e os representantes dos transportadores, Ademir Ambrosi Junior, de Dois Vizinhos, e Adriano Rozanski, de São Jorge D’Oeste.