Os prefeitos da área de abrangência da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) participaram, nesta terça e quarta-feiras, 07 e 08/10, respectivamente, do I Congresso dos Municípios do Paraná, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), na capital do Estado.
Durante o congresso, houve o lançamento do programa Integra Paraná, que visa modernizar e auxiliar as prefeituras na gestão de seus processos, já que o eProtocolo reúne as movimentações de todos os protocolos online de documentos e órgãos governamentais. O eProtocolo passa a ser disponibilizado gratuitamente pelo governo do Estado para 200 municípios, por ordem crescente de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Também fizeram parte da programação do evento, um painel sobre as políticas do governo do Estado para às mulheres e ações durante todo o Outubro Rosa, a cargo da secretária estadual das Mulheres, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. E, uma palestra sobre reforma tributária.
Ainda, prefeitos do Sudoeste passaram a integrar a diretoria do recém-criado Consórcio Intermunicipal de Serviços Ambientais (CISA) e, o governador Ratinho Junior lançou um pacote de R$ 2 bilhões para recapeamento asfáltico em municípios de até 100 mil habitantes.
Motivo de grande comemoração, também, foi o anúncio da nova sede da AMP, com recursos de R$ 15 milhões do governo do Estado, no prédio outrora ocupado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), no bairro Juvevê, em Curitiba.
"É uma ocasião muito especial este congresso para nós, prefeitos e prefeitas. Pois, aqui, compartilhamos experiências, conhecimentos, refletimos sobre as realidades macro e as realidades pontuais dos municípios. Além da oportunidade de estar novamente com o nosso governador Ratinho Junior anunciando recursos para todos os municípios do Paraná", destacou o presidente da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.
"Nenhum outro Estado do Brasil tem algo próximo do que está acontecendo no Paraná. São bilhões de reais irrigando, todos os dias, os cofres das prefeituras", assinalou o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.