Durante o I Congresso dos Municípios do Paraná, que aconteceu nesta terça e quarta-feiras, 07 e 08/10, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), em Curitiba, foi criado o Consórcio Intermunicipal de Serviços Ambientais (CISA), que passa a ter papel estratégico na preservação das matas nativas do Estado, no impulsionamento de ações ambientais integradas e na garantia de que os municípios que preservam o meio-ambiente sejam justamente compensados por isso através do ICMS Ecológico.
A presidência do CISA ficou com o prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira. A diretoria é composta por cinco prefeitos do Sudoeste: Daniel Langaro (Palmas), Maria Antonieta de Almeida (Coronel Domingos Soares), Rafaela Losi (Clevelândia), João Carlos Garbin (Honório Serpa), Leandro Dorini (Mangueirinha) e Álvaro Scolaro (Chopinzinho).
O presidente a AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, afirmou que a atuação do consórcio também trará compensação financeira direta para os municípios, reconhecendo a importância da preservação dos parques ambientais e áreas de mata nativa. “Parabenizo a todos os prefeitos e prefeitas pela criação do CISA que, com certeza, exercerá grande papel na sustentabilidade, na educação ambiental e na qualidade de vida para a população dos municípios do Paraná, o Estado mais sustentável do Brasil”, avaliou.