A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e a Comissão Regional Interinstitucional para o Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes (Crev) realizaram, nesta quarta-feira, 1º/10, a palestra "acolhida da revelação espontânea" em situações de violência ou abusos contra crianças e adolescentes, ministrada pelo psicólogo Rudinei Beltrame. O auditório da Unioeste, em Francisco Beltrão, ficou lotado e o evento contou com o apoio da Cresol.
"É sempre muito importante este tipo de evento para os nossos servidores dos municípios. Pois, são situações muito delicadas, que exigem todo um protocolo por parte dos servidores e, lamentavelmente, estão muito presentes nas realidades das famílias", assinalou o presidente da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.
Segundo o palestrante, "desde 2017, existe uma lei federal que organiza os procedimentos e os fluxos de atendimento na rede de proteção dos municípios. Para que qualquer criança ou adolescente que passe por uma situação traumática tenha um atendimento assertivo e adequado nas políticas públicas de saúde, assistência social e educação".
Ainda segundo o especialista, o Brasil "vive um momento muito trágico quando se trata de direitos da criança e do adolescente. Foram mais de 87 mil casos de estupro infanto-juvenis em 2024, conforme o Anuário da Segurança Pública. Além das violências físicas, psicológicas ou institucionais.
"Já estamos nesta parceria há mais de cinco anos e, quanto mais pessoas estiverem engajadas neste sentido de proteger as nossas crianças e adolescentes, melhor será a nossa sociedade no futuro com a formação de bons cidadãos", declarou o presidente do Conselho de Administração da Cresol/Baser, Alzimiro Thomé.
O Crev envolve profissionais da Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Assistência Social, Conselho Tutelar, Justiça e Segurança Pública.