Os 42 prefeitos e vice-prefeitos do sudoeste participaram, nesta terça-feira, 19/08, da abertura da Conferência da Mata Atlântica, realizada durante o 13º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Teatro Guaíra, em Curitiba.
Na parte da manhã, a conferência contou com os pronunciamentos do governador do Paraná, Ratinho Junior, e também dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), e Renato Casagrande (Espírito Santo) e dos vice-governadores Marilisa Boehm (Santa Catarina) e Felício Ramuth (São Paulo), além do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
“Sustentabilidade é poder buscar o desenvolvimento econômico e social com o cuidado da natureza. É buscar este equilíbrio. E o Paraná tem buscado fazer isso ao longo dos últimos anos, avançando bastante ao ampliar as áreas de florestas nativas, proteção de mata ciliar, repovoamento de rios e investimento em energias limpas”, destacou Ratinho Junior.
Na parte da tarde, o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, participou, no Palácio Iguaçu, da assinatura de convênio entre o governo do Estado e o consórcio Procaxias, para o repasse de mais de R$ 8 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos.
Participaram do ato, o chefe da Casa Civil do Estado, João Carlos Ortega, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, deputado estadual Adão Litro, prefeitos Fernando Cadore (Salto do Lontra), Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu), Elizete Cavazin (Nova Prata do Iguaçu), Eduardo Henrichs (Boa Vista da Aparecida), Maxwell Scapini (Capitão Leônidas Marques), Juliano Morelli (Cruzeiro do Iguaçu) e os vice-prefeitos Gilmar Paixão (São Jorge D’Oeste) e Nerceu de Souza (Três Barras do Paraná).
À noite, os prefeitos tiveram um encontro com o governador Ratinho Junior, deputados estaduais e federais e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.