Mais de 200 pessoas, entre empreendedores, prefeitos e representantes de entidades, receberam o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, em um grandioso evento para fomentar o turismo no sudoeste, organizado pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu, no Centro de Eventos de São João.
“A gente sabe que cada real investido no turismo, retorna doze para os municípios. E, por isso, nós precisamos fomentar, também, o turismo no sudoeste. Para que os turistas possam vir para nossa região, conhecer, principalmente, a nossa parte gastronômica. E, ainda, o sudoeste tem plenas condições de oferecer turismo para o frio, para o calor, tem a região dos lagos do Iguaçu, tem as compras na região de fronteira com a Argentina em Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, o turismo rural, aqui em São João temos a maior fogueira do Brasil, agora também vamos ter os Caminhos de Santiago em Dois Vizinhos. Enfim, temos um potencial enorme para explorar”, assinalou o presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto.
Ainda de acordo com o presidente da Amsop, a partir de agora os municípios farão a apresentação de projetos para o setor junto a IGR Vales do Iguaçu, vinculada à Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste. E, na sequência, esse pacote de projetos será submetido para a captação de recursos através da secretaria de Turismo do Paraná.
Durante o evento, o secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, oficializou a implantação do território de turismo do sudoeste, para a descentralização de políticas públicas voltadas ao setor. “São 18 territórios de turismo no Paraná, um deles aqui no sudoeste, porque nós precisamos mostrar aos 12 milhões de paranaenses, que, além das âncoras do nosso turismo, que são as Cataratas, Curitiba, o litoral, nós temos um turismo regional. São inúmeras ofertas de produtos e serviços que podem ser oferecidos aos turistas”, destacou Paranhos.
Ainda, o secretário citou programas do governo do Estado para o estímulo ao turismo, como o Mais Viagem, que subsidia aos municípios a realização de viagens com a população dentro do Paraná, o Mais Eventos, que promove a consolidação dos eventos regionais e, principalmente, o Mais Infraestrutura, que é a destinação de recursos para a melhoria dos acessos aos pontos turísticos dos municípios.
A frente de honra foi composta pelo presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Edilberto Minsk, secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, prefeitos João Carlos Garbin (Honório Serpa), Paulo Weissheimer (Verê), Gilberto Rossi (Sulina), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Daniel Langaro (Palmas), Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu), Alvaro Scolaro (Chopinzinho), Fabieli Manfredi (Renascença), Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos), Leandro Dorini (Mangueirinha), Geri Dutra (Pato Branco), Maico Faversani (Bom Sucesso do Sul), vices-prefeitos e representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).