Representantes de municípios da região participaram do evento “Segurança Pública no Sudoeste”, realizado nesta quinta-feira, 20/03, no Gabbana Jardins, em Pato Branco, organizado pela Proc Group, com o apoio da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e da Polícia Militar, através do 3º e 21º Batalhão (BPM), 12ª Cia. Independente e 6ª Cia. de Polícia Rodoviária. Durante todo o dia, foram debatidos e anunciados projetos inovadores em tecnologia e integração entre os municípios e as forças de segurança para o combate ao crime.
“A gente sabe que o sudoeste, pela proximidade com a Argentina e por ser passagem para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, acaba sendo um ponto delicado para diversos tipos de crimes, sobretudo, contrabando e tráfico de drogas e de armas. Então, nesse intuito, de fazer um projeto piloto a nível de estado, utilizando a inteligência artificial, as câmeras integradas entre municípios e polícias e o reconhecimento facial, proporcionar o cercamento digital de nossa região”, explicou o presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto.
Clóvis, ainda, destacou que o seu município de São João foi o primeiro do Brasil a fazer uma licitação para o cercamento digital. E, que, no sudoeste, existem iniciativas similares em Pato Branco e Coronel Vivida e, em breve, em Sulina.
Durante o evento, foram entregues, de forma gratuita pela Proc Group, os aplicativos de botão do pânico para as escolas municipais de Ampére, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Flor da Serra do Sul, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Palmas, Pato Branco, Renascença, São João, São Jorge D’Oeste, Sulina e Verê.
“A tecnologia não substitui o ser humano, o policial. Mas, vem em auxílio ao trabalho do policial. E, quando somamos este conhecimento operacional e técnico humano com toda a capilaridade e o alcance que a tecnologia nos proporciona, conseguimos contribuir muito para o combate à criminalidade”, assinalou o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
O secretário, também, classificou os índices de segurança pública no sudoeste como “muito bons”.
O evento, ainda, marcou a adesão do sudoeste ao sistema Córtex, do ministério da Justiça, que integra a inteligência e o monitoramento entre as forças de segurança dos governos federal e estadual e a monitoramento feito pelos municípios.
Além de prefeitos e do secretário de Estado da Segurança Pública, a frente de honra foi composta pelo coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sul, Jeremias dos Santos, que representou o secretário nacional de Segurança Pública, Dr. Mario Sarrubbo, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Pato Branco, tenente-coronel Vicente Carvalho Junior, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Francisco Beltrão, tenente-coronel Rogério Pitz, comandante da 6ª Cia. de Polícia Rodoviária, capitão Allan Mori, comandante da 12ª Cia. Independente de Polícia Militar, capitão Bruno Bueno e o delegado titular da 5ª SDP de Pato Branco, Helder Lauria.